Como saber a hora de trocar a palhetas do parabrisa e qual o melhor tipo?
28/11/2016
As
palhetas do limpador de parabrisa são consideradas itens de segurança, segundo as normas brasileiras; e realmente são. Responsáveis por manter a visibilidade do motorista, estes componentes podem ser facilmente encontrados e, geralmente, têm preços muito acessíveis. A vida útil destas peças não depende somente da quantidade de sua utilização e devem ser trocadas assim que começarem a apresentar ineficiência.
O fim da vida útil das palhetas pode ser facilmente detectada. Os principais indicadores de palhetas desgastadas são rachaduras e empenamento da lâmina. É comum, também, perceber a lâmina rasgando-se do conjunto.
Estes sintomas são refletidos no mal funcionamento do sistema de limpadores de parabrisas. Quando as palhetas chegarem neste estado, você provavelmente perceberá que a limpeza do vidro não ficará 100%, e verá uma destas reações a seguir.
Além do motorista não ter uma boa visão, uma palheta em mal estado pode até arranhar o para brisa, piorando ainda mais a visibilidade e doendo no bolso para trocá-lo.
Como estamos falando de um item de segurança, a nossa dica é para sempre ter um jogo de palhetas reserva, guardado no porta-malas, ou na sua garagem. Quando for comprar, prefira marcas conhecidas ou originais de fábrica. Nunca compre-as fora de uma embalagem lacrada.
Cuidando das palhetas
Outra dica interessante é manter sempre abastecido com água limpa o reservatório dos lavadores e, se possível, adicionar um aditivo específico para limpeza dos vidros para facilitar o trabalho das palhetas e aumentar sua eficiência, protegendo o vidro contra riscos e arranhões.