É necessário usar aditivos na água do radiador?
05/12/2016
Antigamente, a solução era simples: a água circulava por túneis dentro motor, absorvia o calor e depois passava pelo radiador que sempre recebia vento, seja pelo movimento do carro, ou pelo ventilador (ventoinha), resfriando a água novamente.
Com o passar do tempo, descobriu-se que manter o motor a uma certa temperatura poderia melhorar sua eficiência. Então o Sistema foi aperfeiçoado de modo que sua função agora é aquecer o motor o mais rápido possível e manter a temperatura no nível ideal.
Hoje, a maioria dos motores têm maior eficiência operando na faixa de 115ºC a 135ºC.
Logo, se a água ferve a 100ºC, não é uma boa idéia utilizar somente água. Então, como fazer?
A combinação correta é: água + aditivo + pressão, variando esta mistura, conforme a localização onde veículo roda.
Para obter esta eficiência, é necessário que todos os componentes estejam funcionando corretamente: sensores de temperatura, válvula termoestática, tampa do reservatório suplementar e, claro, o eletroventilador (ventoinha).
Em casos de emergência, nunca deixe o motor morrer de sede. Se precisar, complete com água da torneira e procure o seu mecânico nos próximos dias para evitar problemas maiores.
fonte: http://motorsa.com.br/radiador-agua-ou-aditivo/